sexta-feira, 29 de maio de 2009

Colonização e suas consequências



A Guiné-Bissau, assim como o Brasil, foi colonizada a partir de 1500, porém, no país africano, os portugueses encontraram uma maior resistência por parte dos nativos. A conseqüência foi uma colonização catastrófica.

A metrópole impôs monopólio sobre o comércio e a agricultura. Dados do ano 2000, mostram que durante a década de 50 a situação dos moradores da colônia era de total miséria. A taxa de natimortos era de 60% e existiam apenas 11 médicos em todo o país.

Esta situação levou à criação, em 1956, do Partido Africano de Independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC). Almicar Cabral, fundador do partido, tinha o objetivo de negociar a independência dos dois países. Porém, após sete anos de tentativa, não obteve progresso e iniciou uma guerrilha.

Em 1972 foram realizadas eleições à revelia do decadente império. Em 1973, Almicar Cabral foi morto antes de poder presenciar o nascimento da República de Guiné-Bissau.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Bosta é voce seu otário !! Pessoas como voce não deveriam existir nesse mundo ! Tenho dó de seus pais, aborto era uma boa opção para não nascer esse lixo de pessoa que vc se tornou.. Seu resto de aborto! Que Deus tenha piedade de vc.. pq EU não vo ter !! ^-^

      Excluir

Olá!, Deixe aqui seu comentário !